São Paulo, domingo, 18 de março de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CHINA

Polícia crê em ato criminoso

TV confirma morte de 108 em explosões

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Pelo menos 108 pessoas morreram numa série de explosões que atingiu quatro edifícios residenciais em uma cidade no norte da China na madrugada de sexta-feira, segundo a TV estatal chinesa. Inicialmente, o governo havia confirmado 18 mortos. O número de vítimas pode aumentar.
Segundo a TV, "as conclusões preliminares determinam que a explosão foi causada por um criminoso". Mas a polícia não informou quem seria o responsável.
As explosões destruíram edifícios residenciais de quatro empresas na cidade de Shijiazhuang, importante centro industrial com cerca de 7 milhões de habitantes, 280 km a sudoeste de Pequim.
Os jornais locais divulgaram anúncios oferecendo recompensa de 50 mil yuans (cerca de US$ 6.000) por informações que levassem à captura de Jin Ruchao, 40, acusado de um assassinato em março e por "crimes atuais extremamente graves". Ele morava num dos edifícios destruídos, pertencente a uma fábrica têxtil, que abrigava 48 famílias.
Especula-se que as explosões possam ser explicadas pelo descontentamento diante da crise das empresas estatais na região ou estejam vinculadas à corrupção ou ao crime organizado.
As explosões, descritas como muito fortes, ocorreram no intervalo de uma hora.
Diversas explosões têm ocorrido recentemente no país, algumas acidentais, outras criminosas. Há cerca de dez dias, 42 pessoas morreram, em sua maioria crianças, na explosão de uma escola.



Texto Anterior: Refugiados: Sem ajuda, afegãos fogem para o Paquistão
Próximo Texto: Bálcãs: Macedônia ataca rebeldes albaneses
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.