São Paulo, domingo, 18 de março de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

BÁLCÃS

Tetovo vive 4º dia de conflitos

Macedônia ataca rebeldes albaneses

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Pelo quarto dia consecutivo, forças macedônias tentaram desalojar rebeldes de origem albanesa que atuam nas colinas de Tetovo, segunda maior cidade da Macedônia (70 mil habitantes), habitada por grande parte da minoria de origem albanesa do país.
Forças macedônias afirmaram ter prendido alguns rebeldes e conseguido afastá-los de suas posições, embora não haja confirmação de fontes independentes.
Na sexta-feira, os rebeldes, que tentam ganhar controle sobre a cidade, lançaram foguetes contra a praça central de Tetovo e uma base militar usada por soldados alemães da força de paz da ONU.
Na ofensiva, os macedônios usaram metralhadoras pesadas e morteiros. Os guerrilheiros responderam com rajadas de metralhadoras e rifles automáticos.
Os rebeldes de origem albanesa, pouco numerosos, querem criar um conflito entre a minoria albanesa na Macedônia (cerca de 30% da população) e o governo para forçar a divisão do país, uma ex-república iugoslava que se tornou independente nos anos 90.
O conflito poderia envolver países vizinhos -Bulgária, Grécia, Albânia e Iugoslávia- e ocasionar uma nova guerra nos Bálcãs.
O Conselho de Segurança da ONU condenou a violência, mas não atendeu ao pedido macedônio de investigar se os rebeldes estão recebendo ajuda de albaneses de Kosovo, Província iugoslava sob controle da Otan, onde ontem forças dos EUA encontraram grande quantidade de armamentos, como morteiros e granadas.



Texto Anterior: China: TV confirma morte de 108 em explosões
Próximo Texto: Terrorismo: Putin pede extradição de sequestradores
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.