São Paulo, quinta-feira, 18 de março de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Para Powell, a Al Qaeda está na defensiva

DA REDAÇÃO

O secretário de Estado dos EUA, Colin Powell, elogiou ontem os esforços do Paquistão no combate ao terroristas que se escondem próximos à fronteira com o Afeganistão. "As ações mostram a intenção do Paquistão de não permitir que essas regiões tribais sejam usadas como abrigo", disse Powell, que visita os dois países e a Índia.
O secretário de Estado afirmou que a rede terrorista Al Qaeda enfrenta dificuldades na região. "Nossos esforços conjuntos colocaram a Al Qaeda na defensiva, e vamos combatê-los até que Osama bin Laden e seus apoiadores sejam levados à Justiça", escreveu ele em um artigo publicado ontem por jornais paquistaneses.
Anteontem, forças militares do Paquistão fizeram uma grande ofensiva contra membros da Al Qaeda e da milícia islâmica extremista Taleban que resultou na morte de 39 pessoas (15 dos quais eram soldados). De acordo com um porta-voz do Exército paquistanês, pelo menos 18 suspeitos foram presos.
Um dos objetivos da viagem de Powell é conseguir mais apoio de Pervez Musharraf, o ditador do Paquistão, para a operação "Tempestade nas Montanhas" -desencadeada no sul e no leste do Afeganistão para esmagar as forças do Taleban e da Al Qaeda e também capturar Bin Laden, que estaria escondido na região.

Fita de vídeo
A CIA (o serviço secreto do país) vai investigar o vazamento para a imprensa de uma fita de vídeo que supostamente mostra Bin Laden em 2000.
A fita foi feita por um avião espião não tripulado em vôo sobre o Afeganistão e exibe uma pessoa alta, vestida de branco. Segundo autoridades americanas, um ataque não foi deslanchado porque levaria de três a sete horas e a permanência de Bin Laden no local por tanto tempo seria improvável.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Análise: Terrorismo islâmico não se resume à Al Qaeda
Próximo Texto: Atentados em Madri: Para Zapatero, ocupação do Iraque é "fiasco"
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.