São Paulo, quarta-feira, 18 de abril de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

No cinema, Moore e "Elefante" investigam chave de massacres

SÉRGIO RIZZO
CRÍTICO DA FOLHA

"Para mim, "high school" é como o inferno", diz Alex Frost. "Você acorda e vai para o inferno todo dia." Não se trata de personagem de ficção: ele é um dos atores de "Elefante" (2003), do norte-americano Gus Van Sant. Sua impiedosa avaliação da falta de sintonia entre adolescência e escolas de ensino médio está no documentário que acompanha o filme na versão em DVD.
A declaração do ator se confunde de maneira perturbadora com a natureza de seu personagem: Alex interpreta um dos assassinos seriais nessa estilizada recriação do massacre da escola Columbine, em Littleton (Colorado), em 1999.
Prêmio de melhor filme e de melhor direção no Festival de Cannes, "Elefante" é a antítese de "Tiros em Columbine" (2002), documentário de Michael Moore que, ao tomar como referência o massacre de Littleton, investe contra a indústria de armas e atribui a uma permanente (e, segundo ele, construída socialmente) atmosfera de medo os recorrentes episódios de violência.
Van Sant, ao contrário, só lança perguntas no ar, ao reconstituir de maneira entrecortada algumas horas na vida de jovens, suas famílias e professores de uma imensa "high school", em um dia que começa como outro qualquer e se transforma em inexplicável banho de sangue.
Van Sant diz que optou pelo título depois de assistir a um documentário de 1989 com esse nome, dirigido por Alan Clarke para a BBC, sobre o conflito entre católicos e protestantes na Irlanda do Norte. A atmosfera de violência, ali, seria equivalente a um elefante na sala de estar, cuja presença ninguém quer reconhecer. Curiosamente, Van Sant acreditava que o título se referia a uma parábola em que cegos examinam as partes de um elefante e, sem apreender o todo, acreditam conhecer o animal.
As duas idéias são coerentes com esse filme admirável que, feito para iluminar Columbine, talvez contribua agora para entender um pouco do que ocorreu no Virginia Tech.


Texto Anterior: Convivência entre estudantes é pacífica, dizem brasileiros
Próximo Texto: Cho comprou pistola por US$ 571
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.