São Paulo, sexta-feira, 18 de maio de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Com um histórico de lealdades diversas, primeiro-ministro se diz "liberal-social"

DA REDAÇÃO

Casado com uma inglesa e pai de cinco filhos, François Fillon iniciou sua carreira em assessorias de deputados e ministros, elegendo-se prefeito de uma cidadezinha nas imediações de Le Mans e a uma cadeira de deputado aos 27 anos.
Sua biografia é um zigue-zague de lealdades a lideranças do gaullismo que sempre se desentenderam por choques de ambições ou sérias divergências políticas. Ele se qualificou como "liberal-social", reconhecendo o papel dos sindicatos e acelerando políticas públicas que os contrariam nos governos conservadores.
Nicolas Sarkozy tem com ele um histórico de conflitos. O hoje presidente era nos anos 90 ministro do Orçamento e praticamente rompeu com o então ministro do Ensino Superior por questão de verbas. Defenestrado do governo há dois anos, Fillon foi repescado por Sarkozy, ministro do Interior e já oficiosamente candidato à sucessão de Jacques Chirac.

Regras à aposentadoria
O agora premiê tem seu nome associado a uma lei que reformou em 2003 o regime de aposentadorias. Para enfrentar o envelhecimento da população e evitar o desequilíbrio entre as contribuições dos trabalhadores na ativa e os fundos para pensionistas, ele enfrentou uma maratona de negociações -elas fracassaram com as lideranças sindicais- e conseguiu ampliar de 37 a 40 anos o período de cotização para que o assalariado possa se aposentar.
Um novo vespeiro o aguarda, com a renegociação das chamadas aposentadorias especiais (ferroviários e metroviários, sobretudo), que contribuem por um período menor, em razão da força, no passado, de seus respectivos sindicatos.
Fillon não é um intelectual. Define-se como político e administrador público. É impávido e discreto. De vez em quando, para espairecer, pilota em alta velocidade uma Ferrari emprestada no autódromo de Le Mans, que está localizado em seu distrito eleitoral.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Fillon assume como premiê francês
Próximo Texto: Confirmado como sucessor de Blair, Brown promete mudar prioridades
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.