São Paulo, sábado, 18 de novembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EUA se dizem preocupados com expansão militar chinesa

DA ASSOCIATED PRESS

Os EUA estão preocupados com uma expansão militar da China que parece excessiva, disse ontem a secretária de Estado americana, Condoleezza Rice, no Vietnã.
Pequim tem realizado gastos nos últimos anos na aquisição de submarinos, mísseis, aviões de combate e outras armas de alta tecnologia, além de ter estendido o alcance dos 2,3 milhões de membros do Exército Popular de Libertação, que é a maior força combatente no mundo.
Seu orçamento militar aumentou mais de 14% neste ano, chegando a US$ 35,5 bilhões, mas estimativas extra-oficiais apontam que o gasto real é o triplo desse valor.
"Há preocupações sobre o crescimento militar da China. Parece às vezes superar o papel regional da China", disse Rice em entrevista a um canal de TV de Hanói, onde ela participa da cúpula da Apec (Cooperação Econômica Ásia-Pacífico) com o presidente George W. Bush.
Pequim afirma que sua expansão militar é de caráter defensivo, mas colocou em alerta não apenas seus vizinhos asiáticos como os estrategistas militares americanos, que vêem a China como uma ameaça potencial à proeminência militar dos EUA no Pacífico.


Texto Anterior: Saiba mais: Conservadores sustentam que EUA venceram
Próximo Texto: Clérigos pedem a todos os sunitas que deixem o governo iraquiano
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.