São Paulo, Sábado, 19 de Junho de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Entenda o êxodo dos sérvios

da Redação

Os sérvios, na maioria cristãos ortodoxos, representavam cerca de 10% da população de Kosovo, de acordo com dados de um ano atrás. O restante era composto por habitantes de origem albanesa, majoritariamente muçulmanos.
O governo de Milosevic é acusado de "limpeza étnica" -matar e agredir os kosovares albaneses para forçá-los a deixar Kosovo.
A Otan bombardeou a Iugoslávia por 78 dias para forçar Slobodan Milosevic a aceitar um acordo com os kosovares de origem albanesa.
Com o acordo de paz, que tem como um dos principais pontos o acesso à Província de uma força internacional para garantir a volta dos refugiados kosovares, muitos sérvios começaram a deixar Kosovo. Até 50 mil já teriam deixado a Província.
Eles dizem temer que a força internacional não garantirá sua segurança. O êxodo de sérvios é motivado pelo medo de vingança do ELK (Exército de Libertação de Kosovo, separatista) e dos refugiados de origem albanesa que estão voltando.
Os sérvios são a principal etnia da Iugoslávia. Kosovo é uma Província da Sérvia -República que, com Montenegro, forma a Iugoslávia- e usufruía de certa autonomia até 1989. A cassação da autonomia pelo regime de Milosevic estimulou o separatismo.
Os iugoslavos alegam defender a integridade do país. Os sérvios vêem Kosovo, onde estão vários templos ortodoxos, como berço de sua identidade nacional.



Texto Anterior: Luta em vão: Sérvios fogem e criticam Milosevic
Próximo Texto: Rússia não terá setor próprio
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.