São Paulo, Sábado, 19 de Junho de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Rússia não terá setor próprio

das agências internacionais

Rússia e Otan chegaram ontem a um acordo para definir o papel das tropas de Moscou na força internacional responsável pela manutenção da paz em Kosovo.
A Rússia não conseguiu o controle sobre uma zona geográfica da Província, como reivindicava. O documento prevê que 3.600 soldados russos atuarão junto a contingentes de Estados Unidos, França e Alemanha. Além dos três países, Itália e Reino Unido também têm regiões de Kosovo sob sua responsabilidade.
Uma unidade russa também terá como base o aeroporto de Pristina, mas o local ficará aberto a todo o contingente da Otan.
Na semana passada, os russos surpreenderam a Otan ao entrar primeiro em Kosovo e ocupar o aeroporto da capital.
As tropas de Moscou estarão sob supervisão da Otan, com um oficial russo representando o país no comando da força de paz. Ele ficará encarregado de transmitir as ordens da aliança militar ocidental aos seus soldados.
O acordo, anunciado após três dias de negociações, foi assinado em Helsinque (Finlândia) pelo secretário de Defesa dos EUA, William Cohen, e pelo ministro da Defesa russo, Igor Sergueiev.
Segundo Cohen, a solução encontrada garante que a operação em Kosovo tenha um comando unificado, como queriam os EUA.
A missão das tropas internacionais em Kosovo é garantir o retorno dos refugiados e manter a estabilidade na região.


Texto Anterior: Entenda o êxodo dos sérvios
Próximo Texto: Estados Unidos: Câmara rejeita mais controle para armas
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.