São Paulo, Sábado, 19 de Junho de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ESTADOS UNIDOS
Clinton pode vetar decisão
Câmara rejeita mais controle para armas

RENATO FRANZINI
de Nova York

A Câmara dos Representantes (deputados) dos EUA rejeitou ontem por 280 votos a 147 lei que estabelecia novos controles à venda de armas. Republicanos e democratas votaram contra a lei depois que o texto original recebeu várias emendas. Uma nova votação deve ocorrer ainda neste ano.
O texto rejeitado contém várias resoluções de uma lei aprovada no Senado no mês passado. A lei aprovada pelos senadores prevê prazo de três dias úteis para checar antecedentes criminais dos compradores em feiras de armas. Vendedores registrados já são obrigados a fazer a checagem.
O ponto polêmico foi uma emenda aprovada na madrugada de ontem que reduz o prazo de checagem para 24 horas. O governo considera o prazo pequeno, o que reduziria a eficiência da lei.
Antes da votação final, o presidente Bill Clinton disse que a emenda era "uma grande vitória da NRA (associação pró-armas), mas uma grande derrota para a segurança de nossas crianças". Ele pode vetar a decisão.


Texto Anterior: Rússia não terá setor próprio
Próximo Texto: Coroa britânica: Família real faz hoje "casamento moderno"
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.