São Paulo, Sábado, 19 de Junho de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

COROA BRITÂNICA
Edward, filho caçula de Elizabeth 2ª, se casa com Sophie Rhys-Jones; detalhes formais foram deixados de lado
Família real faz hoje "casamento moderno"

SYLVIA COLOMBO
de Londres

O príncipe Edward, o mais novo dos quatro filhos da rainha britânica, Elizabeth 2ª, se casará hoje, a partir das 17h (13h no Brasil), com Sophie Rhys-Jones, sua namorada há seis anos, após uma década de reveses da monarquia britânica em relação ao matrimônio.
A capela de São Jorge, de estilo gótico, anexa ao castelo de Windsor, será o local do mais familiar e "moderno" casamento de um membro da família real.
O casal desobrigou os convidados de detalhes que compunham a rigidez da cerimônia, como a obrigatoriedade do uso de chapéus.
Haverá um passeio de carruagem pelas ruas de Windsor e cobertura pela TV para vários países. Ao contrário do casamento dos príncipes Charles e Andrew, nenhum lucro será obtido pela retransmissão de imagens ou pela venda de vídeos. O que for angariado será doado para instituições de caridade.
Cerca de 2.000 pessoas estão sendo esperadas para a cerimônia, entre elas o primeiro-ministro do Reino Unido, Tony Blair, e o líder do partido Conservador (oposição), William Hague.
Não estarão entre os convidados a namorada de Charles, Camila Parker-Bowles, e a ex-mulher de Andrew, Sarah Fergusson.
Edward também abriu mão de usar uniforme militar. Diferentemente de seus irmãos, se casará de branco, assim como estará vestida a maior parte dos homens presentes. O vestido de Sophie ainda é mistério, apesar de fotógrafos de tablóides estarem disputando as frestas do ateliê de sua estilista, no bairro de Chelsea (centro de Londres), em busca de uma imagem.
Os príncipes Charles e Andrew serão os padrinhos da cerimônia, que deve durar 45 minutos.
A decisão de Sophie de incluir a promessa de "obedecer" ao marido em seu juramento causou alvoroço entre os britânicos. "Significa que confio nele para tomar as decisões do casal", disse ela. Tal juramento não foi proferido nem pela princesa Diana nem pela duquesa de York, Sarah Fergusson.
O príncipe Edward e Sophie Rhys-Jones se casam sob a sombra de três divórcios que abalaram a atual dinastia e deram muito assunto para os tablóides britânicos.
Os diários sensacionalistas detalharam os escândalos de adultério, flagraram os momentos de intimidade da família real e viraram personagem no episódio que culminou na morte trágica da princesa Diana, em Paris, em 1997.
Os três filhos da rainha se divorciaram nos anos 90: o príncipe Charles, ao ser descoberto seu caso extraconjugal com sua namorada de infância Camila Parker-Bowles; o príncipe Andrew, por infidelidades dele e de sua então mulher, Sarah Fergusson, e a princesa Anne, que se separou do oficial Mark Phillips.


Texto Anterior: Estados Unidos: Câmara rejeita mais controle para armas
Próximo Texto: Casal é novo alvo dos jornais
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.