São Paulo, Sábado, 19 de Junho de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

IMPRENSA SENSACIONALISTA
Casal é novo alvo dos jornais

de Londres

Desde a morte da princesa Diana, em 1997, a imprensa sensacionalista britânica tem desviado sua atenção das atividades da família real. Mas, às vésperas de mais um casamento, a atenção para a vida íntima do clã volta a disputar as manchetes.
A princesa de Gales morreu em acidente de carro em Paris, em 97, ao tentar fugir do assédio de um grupo de papparazzi (fotógrafos de personalidades).
Depois do acidente, o príncipe Charles pediu aos jornais que deixassem seus dois filhos, William e Harry, longe das câmeras e das manchetes.
"Até o começo deste ano, isso foi respeitado, mas agora o mesmo comportamento está voltando, alimentado pelo silêncio prolongado", disse à Folha Angelicque Christafadis, editora do suplemento "The Editor" do jornal "The Guardian", dedicado a observar e criticar as atividades da imprensa britânica.
No mês passado, o tablóide "News of the World" publicou reportagem que afirmava que o filho de Camila Parker-Bowles, um dos melhores amigos do príncipe William, consumia cocaína.
A partir daí, repórteres localizaram um bar no bairro de Chelsea em que o príncipe e seus amigos poderiam estar "expostos" ao consumo de drogas.
Em 26 de maio, o "The Sun" publicou uma foto de 1988 em que Sophie Rhys-Jones aparece sem a parte de cima do biquíni.
A publicação da foto, tirada por uma então amiga de Sophie na Espanha, provocou forte reação do público e da imprensa. O jornal foi levado a publicar dois pedidos de desculpas pela edição do material.
No Reino Unido, existe uma comissão que orienta e intervém em questões relativas à ética na imprensa. "Mas as pessoas não fazem queixa. O que precisa mudar na legislação é a possibilidade de a comissão poder tomar atitudes por ela mesma", afirma Christafadis.
"É bom ressaltar que os jornais considerados sérios noticiam a publicação sensacionalista com a mesma intenção e, às vezes, usando até a mesma foto usada pelo tablóide." (SC)

Texto Anterior: Coroa britânica: Família real faz hoje "casamento moderno"
Próximo Texto: Saiba quem é o príncipe Edward
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.