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São Paulo, sábado, 19 de julho de 2003

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CASA BRANCA

Para enviar mensagem, é necessário preencher formulário de 9 páginas

Programa dificulta e-mail a Bush

JOHN MARKOFF
DO "NEW YORK TIMES"

Você quer mandar um e-mail para a Casa Branca? Boa sorte.
Antigamente, para escrever ao presidente George W. Bush -ou pelo menos aos funcionários incumbidos de ler os e-mails recebidos- era necessário apenas mandar uma mensagem para president@whitehouse.gov.
Mas agora um novo sistema, implementado na semana passada no site da Casa Branca (www.whitehouse.gov/webmail), obriga o missivista que deseja se comunicar com Bush a percorrer nove páginas e a preencher um formulário detalhado.
A primeira pergunta do formulário é se o autor do e-mail apóia ou não a política da Casa Branca.
O novo sistema ainda exige que o missivista escolha um assunto e em seguida preencha o nome completo, organização à qual pertence, endereço e e-mail. Depois que a mensagem é enviada, o remetente recebe uma resposta automática em seu e-mail confirmando se foi ele realmente o autor do texto. A mensagem chega à Casa Branca somente após essa confirmação.
O porta-voz da Casa Branca Jimmy Orr disse que o novo sistema é um "aprimoramento" e levou nove meses para ficar pronto, em parceria com uma companhia que ele se recusou a identificar.
Orr aconselhou pessoas que têm assuntos delicados ou pessoais com o presidente Bush a usar métodos tradicionais, como carta convencional, fax ou ligação telefônica.
"O novo sistema assegura um novo meio para que indivíduos enviem questões sobre assuntos públicos para a Casa Branca e recebam uma resposta personalizada em 24 a 48 horas", disse o porta-voz Orr, diretor de notícias na internet da Casa Branca.
Segundo ele, ainda é possível enviar uma mensagem pela forma antiga, mas o remetente receberá uma resposta automática sem garantia de que o e-mail será lido ou terá uma resposta oficial.
Por dia, a Casa Branca recebe aproximadamente 15 mil mensagens via internet.
Alguns especialistas em internet, no entanto, consideram que o novo sistema não melhora a comunicação entre a Casa Branca e o público em geral.
"No geral, é um processo cansativo", disse o web designer Jakob Nielsen, que trabalha em uma empresa de consultoria. "Provavelmente, foi deliberadamente desenhado para diminuir o número de e-mails recebidos."


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