|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
CASA BRANCA
Para enviar mensagem, é necessário preencher formulário de 9 páginas
Programa dificulta e-mail a Bush
JOHN MARKOFF
DO "NEW YORK TIMES"
Você quer mandar um e-mail
para a Casa Branca? Boa sorte.
Antigamente, para escrever ao
presidente George W. Bush -ou
pelo menos aos funcionários incumbidos de ler os e-mails recebidos- era necessário apenas
mandar uma mensagem para
president@whitehouse.gov.
Mas agora um novo sistema,
implementado na semana passada no site da Casa Branca
(www.whitehouse.gov/webmail),
obriga o missivista que deseja se
comunicar com Bush a percorrer
nove páginas e a preencher um
formulário detalhado.
A primeira pergunta do formulário é se o autor do e-mail apóia
ou não a política da Casa Branca.
O novo sistema ainda exige que
o missivista escolha um assunto e
em seguida preencha o nome
completo, organização à qual pertence, endereço e e-mail. Depois
que a mensagem é enviada, o remetente recebe uma resposta automática em seu e-mail confirmando se foi ele realmente o autor do texto. A mensagem chega à
Casa Branca somente após essa
confirmação.
O porta-voz da Casa Branca
Jimmy Orr disse que o novo sistema é um "aprimoramento" e levou nove meses para ficar pronto,
em parceria com uma companhia
que ele se recusou a identificar.
Orr aconselhou pessoas que
têm assuntos delicados ou pessoais com o presidente Bush a
usar métodos tradicionais, como
carta convencional, fax ou ligação
telefônica.
"O novo sistema assegura um
novo meio para que indivíduos
enviem questões sobre assuntos
públicos para a Casa Branca e recebam uma resposta personalizada em 24 a 48 horas", disse o porta-voz Orr, diretor de notícias na
internet da Casa Branca.
Segundo ele, ainda é possível
enviar uma mensagem pela forma antiga, mas o remetente receberá uma resposta automática
sem garantia de que o e-mail será
lido ou terá uma resposta oficial.
Por dia, a Casa Branca recebe
aproximadamente 15 mil mensagens via internet.
Alguns especialistas em internet, no entanto, consideram que o
novo sistema não melhora a comunicação entre a Casa Branca e
o público em geral.
"No geral, é um processo cansativo", disse o web designer Jakob
Nielsen, que trabalha em uma
empresa de consultoria. "Provavelmente, foi deliberadamente
desenhado para diminuir o número de e-mails recebidos."
Texto Anterior: EUA: NY esquece crise para festejar o Central Park Próximo Texto: França troca palavra "e-mail" por "courriel" Índice
|