UOL


São Paulo, terça-feira, 19 de agosto de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sistema do Meio-Oeste já registra falhas há anos

DO "NEW YORK TIMES"

Por diversos anos, durante o verão, uma demanda crescente de energia foi detectada nas linhas de transmissão de Ohio e do resto do Meio-Oeste americano, e funcionários das empresas e do governo demonstraram preocupação diante da possibilidade de uma sobrecarga no sistema, que fornece energia para Nova York, Toronto e Detroit.
Problemas nas linhas se tornaram frequentes, e diversos relatórios, tanto da indústria elétrica quanto de agências governamentais, alertaram as empresas para os limites físicos do sistema.
Segundo um relatório da Comissão Regulatória de Energia Federal, a complexidade e a magnitude do fluxo de energia poderiam "sobrecarregar os recursos eletrônicos e de software utilizados para modelar e administrar a distribuição de energia pela rede".
Portanto, quando uma série de falhas registradas durante um período de cerca de uma hora em Ohio, na quinta-feira, transformou-se no maior blecaute da história da América do Norte, poucos se surpreenderam com sua provável origem.
Por volta do meio-dia, o Sistema de Operação de Transmissão Independente do Meio-Oeste, responsável por supervisionar a oferta para 15 Estados dos EUA, registrou diversas oscilações de voltagem, bem antes das linhas de alta-voltagem ao sul de Cleveland (Ohio) entrarem em colapso.
Se ficar comprovada uma conexão dessas falhas com o blecaute, a tese da First Energy Corp., proprietária das linhas de energia de Ohio, de que o sistema já estava sobrecarregado antes de suas linhas entrarem em colapso pode ser corroborada.
"O que aconteceu foi algo bem mais complexo do que o colapso de algumas linhas de energia", disse o porta-voz da First Energy, Todd Schneider.
As autoridades querem analisar o que foi feito para alertar responsáveis pelo fornecimento de energia em áreas vizinhas sobre a crise em gestação.


Com agências internacionais

Texto Anterior: Apagão americano: EUA e Canadá passam em teste pós-blecaute
Próximo Texto: Iraque ocupado: Sob ataques e sabotagem, EUA já contam 285 baixas
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.