São Paulo, quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

ilustrada em cima da hora

Indicado pela quarta vez, inglês Julian Barnes leva Booker Prize

Escritor, que já criticou premiação no passado, era o favorito neste ano

DE SÃO PAULO

O escritor inglês Julian Barnes, 65, ganhou ontem o Booker Prize, principal premiação literária em língua inglesa, pelo romance "The Sense of an Ending" (o sentido de um fim).
Favorito entre os seis finalistas, Barnes já fora indicado outras três vezes ao prêmio, sem nunca ter vencido. A editora Rocco vai publicar o livro premiado no Brasil, mas não definiu a data nem o título em português.
"The Sense of an Ending" é narrado por um sessentão que, com a morte de um amigo da juventude, é forçado a revolver seu passado. Barnes é um dos principais nomes de uma geração surgida no início dos anos 80 na Inglaterra e reunida numa famosa antologia da revista "Granta", da qual fazem parte Ian McEwan, Salman Rushdie e Martin Amis. É autor, entre outros, de "O Papagaio de Flaubert" e "Arthur & George".
O escritor, que receberá 50 mil libras (R$ 138 mil), já criticou o Booker como uma premiação frívola. Em discurso ontem, agradeceu aos jurados "pela sabedoria" e aos patrocinadores pelo cheque.
Uma controvérsia sobre os limites entre apelo popular e qualidade literária marcou este Booker. Críticos que consideram o prêmio comercial anunciaram a criação, em 2012, de um concorrente, o Literature Prize. (FABIO VICTOR)


Texto Anterior: Brasil negocia enviar nova missão à Síria
Próximo Texto: Chile invocará lei mais rígida contra protesto estudantil
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.