São Paulo, terça-feira, 19 de novembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TERROR

Jornais britânicos dizem que Al Qaeda atacaria metrô de Londres com gás

Ameaças deixam Europa em alerta

DA REDAÇÃO

Informações sobre possíveis ataques terroristas deixaram alguns países europeus em estado de alerta.
Autoridades britânicas deram declarações ontem pedindo à população que fique atenta para a possibilidade de ataques terroristas no país, mas tentaram desmentir reportagens publicadas no fim de semana que indicavam o planejamento de um atentado no metrô de Londres.
De acordo com a imprensa, três norte-africanos estariam planejando atacar o metrô londrino utilizando gazes tóxicos. Eles foram detidos há dez dias sob a acusação de possuir "artigos para a preparação de atos terroristas". A Justiça não descreveu que tipo de atentado eles planejavam.
O jornal "The Sunday Times" disse que eles são membros da rede terrorista Al Qaeda e que pretendiam importar produtos químicos para fabricar uma bomba.
Segundo as autoridades, os três levavam cartões de crédito e passaportes falsificados quando foram presos, mas não foram encontrados produtos usados na fabricação de bombas.
O ministro das Relações Exteriores, Jack Straw, disse que em breve será provado que a imprensa exagerou em relação ao metrô.
Mas o chanceler disse que os britânicos devem estar sempre atentos à possibilidade de um ataque terrorista da Al Qaeda, assim como na época em que o IRA (Exército Republicano Irlandês) cometia atentados no país. O premiê Tony Blair também pediu cautela aos britânicos.

Bélgica
Duas bases militares na Bélgica sofreram ameaças de bomba no final de semana e entraram em alerta. Autoridades afirmam que a situação está sob controle.
A polícia francesa prendeu ontem três pessoas suspeitas de terem conexão com o atentado contra uma sinagoga na Tunísia, em abril, que matou 21 pessoas. Informações sobre possíveis atentados na França deixaram a polícia em estado de alerta.

Portugal
Um anúncio da revista "National Geographic" publicado nos dois maiores jornais de Portugal deixou alguns leitores em pânico.
Um envelope anexado aos exemplares da edição de domingo dos jornais trazia um pó branco e os dizeres: "Se isso fosse real, você estaria sendo infectado por antraz". Em pequenas letras, o anúncio explicava que o pó branco era apenas um talco.
Muitos leitores, temendo uma possível infecção, telefonaram para os jornais "Diário de Notícias" e "Jornal de Notícias".
O objetivo da revista com o anúncio é promover a sua edição de novembro em Portugal, cuja capa trata de armas que os terroristas devem usar no futuro.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Iraque na mira: Primeiros inspetores chegam a Bagdá
Próximo Texto: Ásia: Pyongyang nega ter dito que tem arma nuclear
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.