UOL


São Paulo, segunda-feira, 20 de janeiro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EUA falam em exílio e anistia a Saddam Hussein

DA REDAÇÃO

Para evitar uma guerra, o ditador Saddam Hussein e outras importantes autoridades iraquianas poderiam receber imunidade para possíveis processos por crimes de guerra caso partam para o exílio. A afirmação foi feita pelo secretário da Defesa dos EUA, Donald Rumsfeld. Apesar de cético sobre a possibilidade de Saddam aceitar a proposta, ele disse que o ditador deve levar em consideração a oferta.
"Acredito que as pessoas no Iraque saibam que tipo de regime Saddam lidera e talvez decidam derrubá-lo. Então ele talvez decida que seja melhor partir."
Indagado se os EUA poderiam conceder imunidade a Saddam caso ele vá para o exílio, Rumsfeld afirmou: "Se for para evitar uma guerra, eu pessoalmente recomendaria que ele possa ir para um "paraíso" em algum país. Seria uma troca".
Para o secretário, "a guerra é a última opção. Ficaria grato se Saddam jogasse a toalha e dissesse: "perdi a batalha. A comunidade internacional me pegou e estou partindo'".
"Saddam deve escutar cuidadosamente essa mensagem", acrescentou.
O ditador já descartou anteriormente a possibilidade de se exilar.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Iraque na mira: Inspetores da ONU vêem progresso em Bagdá
Próximo Texto: Coréia do Norte: Russos apresentam proposta de paz
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.