São Paulo, terça-feira, 20 de janeiro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Saddam só será julgado com Iraque soberano

DA ASSOCIATED PRESS

O ex-ditador iraquiano Saddam Hussein só irá a julgamento quando os iraquianos governarem seu próprio país, disse ontem o secretário de Estado americano, Colin Powell, em entrevista a uma rede de TV australiana. Os EUA pretendem entregar o poder a um governo interino iraquiano no próximo dia 30 de junho.
"Eu acho que é melhor fazer isso (o julgamento) quando os iraquianos tiverem soberania sobre seu próprio país, depois de 1º de julho", declarou Powell. "Acho que vai demorar pelo menos até lá para reunir todas as acusações e para que os iraquianos façam isso da forma correta."
Powell disse que Saddam está tentando se proteger do futuro julgamento cooperando o mínimo possível com seus interrogadores. "Ele sabe que enfrentará um julgamento, sabe das dificuldades em que se encontra, sabe o que o aguarda. Ele está tentando se proteger", afirmou o secretário.
Especulações sobre o julgamento de Saddam, capturado pelos EUA no último dia 13 de dezembro, envolvem de um tribunal internacional de crimes de guerra a uma corte iraquiana. Grupos de direitos humanos afirmam que os iraquianos carecem de imparcialidade para julgar seu algoz e acreditam que o país ainda não tenha um sistema judicial experiente o bastante para uma tarefa tão complexa após 35 anos de ditadura.
Mas um membro do Conselho de Governo Iraquiano previu um processo rápido. "Vamos obter soberania em 30 de junho. Ele pode ser executado em 1º de julho", disse Mouwafak al Rabii.


Texto Anterior: Iraque ocupado: Cem mil xiitas protestam por voto direto
Próximo Texto: Para britânicos, eleição no curto prazo é possível
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.