São Paulo, terça-feira, 20 de abril de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Patriot Act deve ser renovado e reforçado, diz Bush

DA REUTERS

Em campanha no Estado da Pensilvânia, o presidente dos EUA, George W. Bush, exortou ontem o Congresso a renovar e a fortalecer o Patriot Act, que, segundo ele, é uma ferramenta vital da guerra ao terror.
De acordo com seus detratores, o conjunto de medidas, que foi aprovado facilmente após o 11 de Setembro, é uma ameaça às liberdades civis.
Bush buscou melhorar sua imagem no que se refere à proteção do território americano, visto que, segundo analistas, as audiências da comissão que investiga o 11 de Setembro não lhe têm sido favoráveis.
Há até conservadores que são contrários ao Patriot Act porque, segundo eles, o conjunto de medidas dá poder demais aos agentes federais.
Algumas partes do Patriot Act perderão validade no final do ano que vem. Assim, Bush quer que ele seja renovado antes da data de expiração dessas partes do conjunto de medidas.
O presidente disse que os terroristas "declararam guerra aos EUA" e que o país não pode esperar a ocorrência de um novo ataque para tomar medidas contra o terrorismo.


Texto Anterior: Iraque ocupado: EUA financiarão forças de paz estrangeiras
Próximo Texto: Dúvidas de Powell sobre Iraque irritam Casa Branca
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.