UOL


São Paulo, terça-feira, 20 de maio de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Saddam planeja voltar, afirmam ex-generais

DA REDAÇÃO

O ex-ditador Saddam Hussein está escondido em território iraquiano -ao lado de um pequeno grupo que, provavelmente, inclui seus dois filhos- e envia ordens a seus aliados mais próximos porque planeja retornar ao poder, de acordo com ex-generais iraquianos que voltaram do exílio nas últimas semanas.
Os generais, que ficaram exilados durante anos e agora ajudam as forças anglo-americanas a tentar livrar os serviços públicos e o aparato de segurança iraquianos dos simpatizantes de Saddam, disseram que o ex-ditador ordenara que o Baath, seu partido político, recebesse um novo nome.
O general Tawfiq al Yassiri disse também que Saddam "mudara seu próprio nome" e que, atualmente, ele "se chama Auda". A palavra significa "retorno" em árabe.
"Saddam usou sua autoridade de secretário-geral do partido para ordenar a mudança de nome. Ele está escondido com um pequeno grupo que, provavelmente, inclui seus dois filhos", afirmou Al Yassiri, que participou de uma rebelião contra o ex-ditador em 1991.
"Saddam estava preparado para tudo, incluindo o colapso de seu regime, bem antes da guerra", disse.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Iraque ocupado: Ato xiita anti-EUA é o maior do pós-guerra
Próximo Texto: Igreja: "Está chegando o dia em que terei de me apresentar a Deus", diz papa
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.