UOL


São Paulo, terça-feira, 20 de maio de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

IGREJA

Cardeal admite que João Paulo 2º tem mal de Parkinson

"Está chegando o dia em que terei de me apresentar a Deus", diz papa

DA REDAÇÃO

O papa João Paulo 2º disse ontem, diante de milhares de poloneses na praça de São Pedro, no Vaticano, que sua morte está próxima. "Ontem [anteontem], fiz 83 anos. Estou cada vez mais consciente de que está chegando o dia em que terei de me apresentar a Deus e prestar contas de toda a minha vida", disse.
A afirmação foi feita durante discurso a uma multidão que veio da Polônia, terra natal de João Paulo 2º, para a canonização de duas polonesas no domingo.
Na missa em que também foram canonizados um italiano e uma italiana, o papa pediu que continuassem a rezar para que ele pudesse "seguir com fé a missão que Deus confiou a mim".
Apesar de rumores de que João Paulo 2º poderia renunciar devido aos diversos problemas de saúde que enfrenta, o papa já deu sinais de que pretende cumprir seu papado até o fim.
No sábado, pela primeira vez, um cardeal da cúpula da Igreja Católica admitiu publicamente que João Paulo 2ª sofre de mal de Parkinson (moléstia nervosa, de causa desconhecida, caracterizada por tremores rítmicos, rigidez facial e dificuldade de andar).
"Se quisermos olhar para a arma secreta que o possibilitou lutar contra a idade e o Parkinson, devemos olhar para suas orações", disse o cardeal Giovanni Battista Re, chefe da Congregação dos Bispos, ao "Corriere della Sera".
O Vaticano (sede da igreja) nunca deu declarações oficiais sobre os indícios de que o papa sofre de Parkinson. Não houve reação à declaração do cardeal.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Saddam planeja voltar, afirmam ex-generais
Próximo Texto: Diplomacia: Nota de censura a Cuba divide Conselho da OEA
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.