UOL


São Paulo, segunda-feira, 20 de outubro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Na Índia, Madre Teresa já é santa

DA REDAÇÃO

Em toda a Índia, milhares de pessoas homenagearam ontem Madre Teresa de Calcutá. Beatificada pelo Vaticano, ela é considerada uma santa no país, especialmente em Calcutá, onde se dedicou aos pobres por 50 anos.
Várias missas e manifestações aconteceram ontem em Calcutá, Nova Déli e Bombaim, coincidindo com a missa de beatificação realizada na praça de São Pedro, no Vaticano.
"É um dia de grande alegria, não apenas em Roma, como também em Calcutá, onde Madre Teresa ajudou os pobres e os doentes", disse o padre Joseph Maliyackal, que celebrou uma missa especial nessa cidade do leste da Índia onde a religiosa de origem albanesa trabalhou de 1950, data da criação de sua ordem (Missionárias da Caridade), até sua morte, em 97.
Centenas de pessoas de diferentes religiões rezaram diante do túmulo da religiosa, enfeitado com flores para a ocasião. "Ela foi minha inspiração para servir aos outros", disse o hindu Debashis Das. "Ela é um símbolo de harmonia na comunidade", afirmou o muçulmano Mohammad Ismail.
A cerimônia no Vaticano foi transmitida ao vivo por várias emissoras de TV na Índia. Milhares de estudantes e de ex-crianças de rua desfilaram por Calcutá até um orfanato criado pela madre.
A comunidade católica da Índia representa menos de 2% da população -o que equivale a mais de um milhão de pessoas-, mas Madre Teresa, Prêmio Nobel da Paz em 1979 e de nacionalidade indiana, é venerada como santa.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Contemporânea, beata é símbolo de sua era
Próximo Texto: Oriente Médio: Ataque mata três soldados israelenses
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.