São Paulo, quarta-feira, 21 de janeiro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

QUEBRANDO O GELO

Oito palestinos e israelenses escalaram montanha para simbolizar confiança entre os povos

Pacifistas vão à Antártida pela paz

DA REDAÇÃO

Um grupo de pacifistas israelenses e palestinos realizou uma expedição simbólica em nome da paz que culminou no topo de uma montanha, na Antártida, nunca antes escalada.
Entre os seis homens e duas mulheres que participaram da expedição, denominada Quebrando o Gelo, há um veterano das forças especiais israelenses e dois ex-ativistas do Fatah (grupo político do presidente da Autoridade Nacional Palestina, Iasser Arafat).
Ao atingirem o cume, segundo o diário britânico "The Guardian", os oito alpinistas amadores, divididos em grupos mistos de israelenses e palestinos, abriram as bandeiras palestina e de Israel e leram uma declaração de apoio a uma solução pacífica para o conflito no Oriente Médio.
"Nós provamos que palestinos e israelenses podem cooperar mutuamente com respeito e confiança. Nós afirmamos que nossos povos merecem viver juntos em paz e com amizade", dizia o comunicado, lido no dia 18, quando eles atingiram o topo da montanha -após 15 dias de expedição.
Entre as personalidades que apoiaram a expedição estão o ex-líder soviético Mikhail Gorbatchov, o secretário-geral da ONU, Kofi Annan, o ex-premiê de Israel Shimon Peres e Arafat.
Durante a expedição, houve alguns momentos de tensão. Em um deles, o palestino Nasser Qass disse que Israel e os judeus não têm nenhum direito sobre o Monte do Templo, onde se localizava o histórico templo de Salomão. O local é conhecido pelos muçulmanos como Esplanada das Mesquitas. Em outro, o israelense Yarden Fanta afirmou que Arafat é um terrorista. Após atingir o objetivo, eles ficaram mais relaxados.
Arafat convidou os membros da expedição para visitá-lo. Mas alguns israelenses não devem ir por considerá-lo terrorista.


Texto Anterior: Oriente Médio: Israel ataca bases do Hizbollah no Líbano
Próximo Texto: Iraque Ocupado: Xiitas pedem execução de Saddam
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.