São Paulo, quinta-feira, 21 de abril de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sou "única esperança" do país, diz presidente

DA REDAÇÃO

O recém-empossado presidente do Equador, o médico cardiologista Alfredo Palacio, 66, disse ontem que governará "com o povo e para o povo" e sentenciou: "Sou a única esperança que o país tem".
Palacio, em entrevista coletiva no Ministério da Defesa, em Quito, se declarou disposto a servir o Equador e insistiu que não é um político, mas um simples médico.
O novo presidente ainda pediu tempo para colocar o governo em ordem e afirmou que nunca foi um conspirador, termo usado pelo presidente deposto, Lucio Gutiérrez, para qualificá-lo em algumas ocasiões. Palacio se declarou democrata e afirmou que "jamais violará a Constituição" e que a dissolução do Congresso seria um "ato ditatorial".
O novo presidente exerceu a medicina e seguiu carreira universitária nos últimos 37 anos. Nascido em Guayaquil -a maior cidade do país, localizada a 275 km de Quito- , Palacio entrou para a política no governo conservador do arquiteto Sixto Durán-Ballén (1992-96), quando foi diretor-geral do instituto estatal de Previdência Social na província de Guayas e ministro da Saúde.
Ele não admite que o tachem como de esquerda nem de direita, mas sustenta que "não teme a palavra "esquerdista", contanto que se refira a alguém que deseje as mudanças que o povo pede e de que necessita".
Ao tomar posse como vice-presidente, Palacio ressaltou que aspirava ser um "grande transformador" de seu país. Também disse na ocasião que considerava Gutiérrez capaz de conduzir essa transformação. No entanto, com o passar do tempo, assumiu posições cada vez mais críticas ao governo de Gutiérrez, até o ponto de dizer ontem que havia chegado "o fim a ditadura".
Casado com María Paret Lértora e pai de quatro filhos, Palacio gosta de ler e ouvir música.


Com agências internacionais

Texto Anterior: América Latina: Brasil tentou reunir "amigos do Equador"
Próximo Texto: Destituição de Gutiérrez pelo Congresso foi ilegal, diz analista
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.