São Paulo, quinta-feira, 21 de abril de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Iyad Allawi sofre atentado, mas sai ileso, diz governo

DA REDAÇÃO

O governo iraquiano anunciou ontem que o premiê Iyad Allawi sofreu uma tentativa de assassinato, mas saiu ileso. O ataque ocorreu na véspera do anúncio do novo gabinete do país, montado a partir de negociações do governo eleito em janeiro e empossado neste mês.
Segundo o porta-voz Thaier al Naqib, um carro-bomba explodiu perto da caravana do premiê no momento em que ele ia de sua casa para uma reunião sobre o novo gabinete. Nenhuma outra informação foi divulgada a respeito.
Mais cedo, agências de notícias haviam relatado a explosão de um veículo perto da sede do partido de Allawi. O governo também disse que atiradores atacaram um carro do Ministério da Saúde, matando o motorista.
Bagdá ainda foi palco ontem de mais dois ataques com carros-bomba, que mataram pelo menos dois iraquianos e feriram mais de oito. A oeste da capital, em Ramadi, dois carros-bomba atingiram a entrada de uma base conjunta das forças americanas e da Guarda Nacional iraquiana.
Autoridades dos EUA e do Iraque manifestam preocupação com a demora na formação do futuro governo, o que pode prejudicar o combate à insurgência. Há dúvidas, por exemplo, se um governo encabeçado pela maioria xiita trabalharia com milícias sunitas, que se mostraram eficientes em regiões dominadas por essa minoria.
Também ontem, uma bomba explodiu no centro da capital quando uma patrulha da polícia iraquiana passava pelo local. No bairro de Sadr City, o mais pobre de Bagdá, homens armados mataram um policial


Texto Anterior: Iraque sob tutela: Governo diz ter achado cadáveres no Tigre
Próximo Texto: Brasileiro ferido será transferido para Reino Unido ou Alemanha
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.