UOL


São Paulo, sábado, 21 de junho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

DIPLOMACIA

Paris diz que não quer prejudicar os cubanos

Repressão faz a França estudar sanções contra o regime de Fidel

DA REDAÇÃO

A França decidiu reavaliar sua cooperação com Cuba em razão da recente repressão a dissidentes, anunciou ontem o porta-voz do Ministério das Relações Estrangeiras, François Rivasseau.
Rivasseau disse que a reavaliação das relações com Cuba será feita "nas próximas semanas". "A França terá o cuidado para não prejudicar a população cubana, principalmente com relação à saúde", disse. Em 2001, a França enviou 3 milhões a título de cooperação, segundo Rivasseau.
Os chefes de Estado e de governo da UE reiteraram ontem, durante a reunião de cúpula na Grécia, que consideram "inaceitáveis" as críticas do governo contra a recente decisão do bloco de limitar as relações diplomáticas com o regime de Fidel.
A declaração foi feita pelo premiê espanhol, José María Aznar, que recentemente foi duramente criticado por Fidel. Ele se recusou a responder se a UE estuda adotar outras sanções contra Cuba ou se haverá uma ação conjunta entre a UE e os EUA, que farão uma reunião de cúpula no dia 25.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Lei: Cúpula da União Européia dá sinal verde ao projeto de Constituição
Próximo Texto: África: Dois observadores militares da ONU são sequestrados no Congo
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.