São Paulo, sábado, 21 de agosto de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EUA

"NYT" diz que anúncios têm verbas de amigos de Bush

Kerry entra com recurso contra campanha que julga injuriosa

DA REDAÇÃO

O candidato democrata à sucessão presidencial, John Kerry, protocolou na Comissão Eleitoral dos EUA a acusação de que a campanha de George W. Bush mantém "vínculos ilegais" com uma organização de veteranos de guerra que vem colocando em dúvida a versão que ele deu de sua participação na Guerra do Vietnã.
Assessores de Bush negam que essa relação exista e acusam Kerry de estar perdendo o sangue frio. Mas os vínculos entre o grupo de veteranos e o candidato republicano à reeleição foram relatados ontem, em detalhes, por reportagem do "New York Times".
Segundo pessoas próximas a Kerry, a organização que se autodenomina Swift Boat Veterans for Truth é financiada "em centenas de milhares de dólares" por republicanos do Estado do Texas. O principal deles se chama Bob Perry, que a Casa Branca reconhece ser amigo do presidente e que, segundo uma entidade de acompanhamento da campanha, fez doação de US$ 200 mil à associação de veteranos.
Segundo o "New York Times", também estaria por trás da operação Karl Rove, chefe da assessoria eleitoral de Bush, e pessoas que dirigem uma fundação criada pelo pai do atual presidente, o ex-presidente George Bush.
O jornal dá ainda nomes de especialistas agora a serviço dos veteranos e que, em 1988, participaram da campanha presidencial na qual o pai de Bush derrotou o democrata Michael Dukakis.


Com agências internacionais e o "New York Times"


Texto Anterior: Guerra sem limites: Ted Kennedy é confundido com terrorista
Próximo Texto: EUA: Nos EUA, inocente deixa prisão após 42 anos
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.