São Paulo, terça-feira, 22 de fevereiro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Europa tenta superar rixa sobre Iraque

DA REDAÇÃO

No início da visita do presidente dos EUA, George W. Bush, a União Européia disse ontem que abrirá um escritório em Bagdá para treinar policiais e juízes, numa medida que visa pôr fim à rixa transatlântica causada pela Guerra do Iraque.
Chanceleres europeus aprovaram um plano para treinar 770 policiais e juízes iraquianos. Em princípio, esse treinamento ocorrerá em países da UE ou vizinhos do Iraque, enquanto o escritório de Bagdá servirá para coordenar os trabalhos. A missão, que começará em alguns meses, poderá ser estendida se a situação de segurança melhorar no Iraque.
Apesar do clima de reaproximação que marcou o primeiro dia de compromissos oficiais de Bush em Bruxelas, os europeus ficaram decepcionados com as propostas do presidente americano relacionadas às mudanças climáticas globais. Os EUA abandonaram o Protocolo de Kyoto, que entrou em vigor na semana passada, em 2001, após a posse de Bush.
Autoridades européias, que preferiram não falar publicamente sobre o tema, esperavam um compromisso mais abrangente com a proteção do ambiente por parte do país que é o maior poluidor do planeta.
Bush jantou com o presidente da França, Jacques Chirac. Ambos condenaram o assassinato do premiê libanês Rafik Hariri e pediram investigação internacional.
O chanceler (premiê) alemão, Gerhard Schröder, disse que as diferenças entre seu país e os EUA devido à Guerra do Iraque foram superadas.


Com agências internacionais


Texto Anterior: "Nada nos divide", diz Bush a europeus
Próximo Texto: Iraque sob tutela: Esquenta a disputa pelo cargo de premiê iraquiano
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.