São Paulo, terça-feira, 22 de fevereiro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

QUEM É

Antropólogo pesquisou tribos de Mato Grosso

DA REDAÇÃO

Claude Lévi-Strauss nasceu em 28 de novembro de 1908, em Bruxelas (Bélgica). É considerado um dos maiores antropólogos de todos os tempos. Atualmente, mora em Paris, onde estudou e passou a maior parte da sua vida.
Em 1935, veio ao Brasil para ensinar sociologia na recém-fundada Universidade de São Paulo (USP). Formado em filosofia na França, no Brasil se interessaria pela etnologia.
Explorou, com sua mulher, a região onde viviam os índios cadiuéus e bororos, no Mato Grosso, recolhendo material etnográfico para o Museu do Homem, em Paris.
A experiência brasileira, que duraria até 1938, seria narrada por Lévi-Strauss em "Tristes Trópicos" (1955), um dos principais livros do século 20.
Influenciado pela obra do lingüista suíço Ferdinand de Saussure (1857-1913), Lévi-Strauss lançou, em obras como "As Estruturas Elementares do Parentesco" (1949), as bases da antropologia estrutural, que revolucionaria o pensamento do Ocidente.


Texto Anterior: Memória: "Devo a carreira ao Brasil", diz Lévi-Strauss
Próximo Texto: Religião: Mídia precisa da redenção de Cristo, diz papa
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.