São Paulo, quarta-feira, 22 de março de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TCHETCHÊNIA
Russos ainda enfrentam rebeldes

das agências internacionais

Tropas russas continuaram a ser alvo de rebeldes da Tchetchênia ontem, apesar de declarações do governo de que a cidade de Komsomolskoie havia sido finalmente conquistada.
Segundo a TV estatal RTR, dezenas de guerrilheiros continuavam a disparar contra o Exército russo na região. Cerca de 30 deles foram mortos e 40 capturados, segundo dados oficiais.
Estações de rádio e de TV anunciaram que a bandeira tricolor russa já havia sido hasteada no vilarejo.
A Rússia lançou sua campanha militar na Tchetchênia há seis meses, dizendo ter como objetivo combater separatistas islâmicos que lutavam pela independência da região do Daguestão e promoviam atentados a bomba contra edifícios nas grandes cidades russas.
A ofensiva destruiu as cidades tchetchenas -principalmente a capital, Grozni- e abalou a vida de centenas de milhares de civis, refugiados na região vizinha da Inguchétia.
O Ocidente condenou o uso indiscriminado e excessivo do poder bélico de Moscou na região, mas a campanha serviu aos fins políticos do ex-presidente Boris Ieltsin, que com ela conseguiu alavancar a popularidade do político que escolheu para sucedê-lo, Vladimir Putin.


Texto Anterior: Ultranacionalista pode sair da corrida
Próximo Texto: Taiwan: Parlamento autoriza o comércio com a China
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.