São Paulo, segunda-feira, 22 de abril de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Jospin anuncia que vai deixar a vida política

DA REDAÇÃO

O primeiro-ministro Lionel Jospin, derrotado no primeiro turno da eleição presidencial francesa, anunciou ontem que deve abandonar a política depois do segundo turno, no próximo dia 5.
Em um discurso dirigido a militantes do Partido Socialista, quando pesquisas de boca-de-urna já apontavam que o segundo turno seria entre Chirac e Le Pen, Jospin disse que, se confirmado, esse resultado cairia como um "raio" e seria um "sinal muito preocupante para a França e a nossa democracia".
"Além da demagogia da direita e da dispersão da esquerda, que tornaram possível essa situação, eu assumo inteiramente a responsabilidade por essa derrota e concluo anunciando minha retirada da política após o fim da eleição presidencial."
"Esse resultado depois de cinco anos de trabalho governamental inteiramente devotado ao nosso país, é profundamente decepcionante para mim", disse.
Jospin incentivou seu partido a continuar se preparando para as eleições parlamentares, em junho, mas diferentemente dos outros líderes socialistas, não pediu a seus eleitores que votem em Chirac no segundo turno.


Com agências internacionais

Texto Anterior: Eleição: Le Pen disputará segundo turno com Chirac
Próximo Texto: Le Pen quer "França para os franceses"
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.