São Paulo, segunda-feira, 22 de abril de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ALEMANHA

Democrata-cristãos poderão bloquear projetos

Maioria de Schröder na Câmara Alta corre risco após derrota regional

DA REDAÇÃO

O Partido Social Democrata da Alemanha, do chanceler (premiê) Gerhard Schröder, sofreu um duro revés nas eleições regionais na Saxônia Anhalt (localizada na antiga Alemanha Oriental) e corre o risco de perder a sua maioria na Câmara Alta do Parlamento devido à derrota.
Os vencedores do pleito foram os democrata-cristãos, principais opositores ao governo, segundo pesquisas. A votação de ontem foi o último teste antes das eleições parlamentares em setembro.
Os social-democratas (centro-esquerda) obtiveram entre 19,2% e 19,7% dos votos, dependendo do instituto de pesquisa, ficando em terceiro lugar. Nas últimas eleições na Saxônia Anhalt, em 1998, Estado com maior índice de desemprego da Alemanha, o partido de Scröder havia conquistado 35,9%, pouco menos do que o dobro da votação de ontem.
Os democrata-cristãos devem obter cerca de 37,5% dos votos, contra 22% recebidos há quatro anos. O segundo lugar no pleito de ontem deve ficar com o Partido Comunista Renovado, que teria 20,5% dos votos, de acordo com as pesquisas.
O Partido Liberal, há oito anos ausente do Parlamento regional, conquistou 13,5%.
Os democrata-cristãos já anunciaram que devem negociar com os liberais. Caso a negociação dê certo, o que é bem provável, a primeira consequência nacional desta eleição será dar a maioria para a oposição conservadora dos democrata-cristãos na Câmara Alta do Parlamento alemão, o Bundesrat, onde os Estados são representados.
Desse modo, os democrata-cristãos terão condições de bloquear alguns dos projetos de governo social-democrata de Schröder. Segundo pesquisas, os democrata-cristãos são favoritos para vencer as eleições parlamentares de setembro.


Com agências internacionais

Texto Anterior: Premiê perdeu espaço para esquerda radical
Próximo Texto: Oriente Médio: Sharon anuncia fim de primeira etapa
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.