UOL


São Paulo, terça-feira, 22 de abril de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cientista ajuda EUA a procurar armas químicas

DA REDAÇÃO

Um cientista iraquiano que diz ter trabalhado no programa de armas químicas de Saddam Hussein por mais de dez anos afirmou a militares dos EUA que o Iraque destruiu armas químicas e biológicas dias antes de a guerra começar.
Segundo o jornal "The New York Times", o cientista -cuja identidade está sendo mantida em segredo- foi encontrado por membros do MET Alpha (Mobile Exploitation Team Alpha, ou Grupo Móvel de Exploração Alpha). A tarefa do grupo é localizar armas não-convencionais.
Nos últimos três dias, de acordo com o MET Alpha, o cientista levou a equipe para locais onde foi descoberto material cuja análise comprovou tratar-se de precursores para um agente tóxico banido pelos tratados de armas químicas.
Além disso, o cientista informou que o governo de Saddam cooperou com a rede terrorista Al Qaeda, destruiu alguns estoques de matéria-prima para agentes letais, transferiu outros para a Síria e, recentemente, concentrou esforços em desenvolver projetos que fossem indetectáveis pelos inspetores da ONU.
Já o chefe do Estado-Maior dos EUA, general Richard Myers, afirmou ontem que foram descobertas armas escondidas ao sul de Kirkuk (norte do Iraque). O esconderijo seria formado por 40 "bunkers" com diferentes tipos de foguetes, obuses de artilharia, munições e armamentos, entre eles cerca de 50 mísseis terra-ar Sam-7.

Rumsfeld
O secretário da Defesa dos EUA, Donald Rumsfeld, qualificou como "pura especulação" a reportagem do "New York Times" dizendo que Washington pretende manter, no longo prazo, acesso a bases iraquianas.
"Essa reportagem ganhou o prêmio mundial de pura especulação", disse. "Se eu fosse o jornalista do "Times", colocaria os nomes [das pessoas que deram a informação" em último lugar no ranking de confiabilidade."


Com agências internacionais


Texto Anterior: Saddam continua no Iraque, diz Chalabi
Próximo Texto: EUA prendem mais um dos procurados
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.