São Paulo, quinta-feira, 22 de abril de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EUA matam 20 em Fallujah, apesar de acordo

DA REDAÇÃO

Apesar do cessar-fogo que vigora em Fallujah desde a celebração de um acordo entre autoridades iraquianas e representantes americanos, no início desta semana, pelo menos 20 supostos insurgentes foram mortos ontem em um confronto com fuzileiros navais americanos.
Durante quase um ano de pós-guerra, a cidade (50 km a oeste de Bagdá), um bastião sunita, foi o maior palco de confronto entre as tropas dos EUA e os simpatizantes do regime deposto.
O comando militar americano diz que os insurgentes não estão cumprindo sua parte no acordo -depor armas-, mediante a qual os EUA poriam fim a duas semanas de cerco que resultaram na morte de mais de 600 iraquianos. Das poucas armas entregues até agora, dizem os militares, 95% estavam sem condição de uso.
O embate de ontem teve início com uma tentativa de emboscada pela insurgência. Treze marines atacados pediram reforços, e dez insurgentes foram mortos.
Cerca de outros 30 iraquianos entraram no confronto, que só chegou ao fim quatro horas depois, quando aviões americanos lançaram duas bombas de 250 kg e mataram mais dez insurgentes.
Também ontem, a Dinamarca anunciou que um civil seu desaparecido na semana passada no Iraque, supostamente seqüestrado, foi encontrado morto.


Com agências internacionais

Texto Anterior: Iraque ocupado: Atentados matam ao menos 68 em Basra
Próximo Texto: Deserção iraquiana e desistência de aliados fragilizam a coalizão
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.