São Paulo, domingo, 22 de junho de 1997.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Internet traz costume local

do enviado à Bolívia

A festa de Santo Antônio em Vallegrande, no último dia 13, foi realizada em um terreno que antigamente pertencia aos militares bolivianos e onde foram encontrados restos de um guerrilheiro.
Quem não esteve lá poderá presenciá-la na seguinte página multimídia de Internet: http://www.vallegrande.com (até anteontem, ela estava sendo atualizada). Trata-se de um dos projetos das produtoras francesas Agatha e Salomé e do diretor italiano Daniele Incalcaterra.
"No século 21, todos os lugares do mundo poderão transmitir suas imagens, sem depender do foco jornalístico", diz Incalcaterra. O outro é a filmagem de um documentário sobre a cidade onde se procuram os restos de Guevara. O custo do filme e da página eletrônica é de US$ 1 milhão.
"Che e Vallegrande são pretextos para uma reflexão sobre a comunicação. A cidade se tornou o centro mundial em 1967, com a morte do Che, e em 1995, com as escavações. Antes, no meio e depois dos dois fatos, nada se sabe."
Incalcaterra vive há 12 anos em Paris, onde fez o documentário "Reppublica Nostra", sobre o magnata da TV e ex-premiê italiano Silvio Berlusconi.
Os equipamentos de computação estão na cidade há uma semana, e os de filmagem chegam na próxima. "A idéia é deixar todos os aparelhos de computação e vídeo para os jovens vallegrandinos, para que eles prossigam alimentando a página da Internet." (RB)


Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Universo Online ou do detentor do copyright.