São Paulo, sexta-feira, 22 de junho de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Foto inédita mostra papa com fuzil

Foto cedida por "Il Giornale"
O jovem Woityla segura um fuzil (o segundo da dir. para a esq., na fila da frente


DA REDAÇÃO

O diário "Il Giornale", de Milão (Itália), publicou ontem fotos do papa João Paulo 2º tiradas na Ucrânia há mais de 60 anos, quando ele participou de um treinamento militar.
Na época, a área que hoje corresponde à porção ocidental da atual Ucrânia -nas proximidades de onde o papa começa um giro de cinco dias a partir de amanhã- pertencia à Polônia, onde João Paulo 2º nasceu.
Nas fotos, Karol Wojtyla, o futuro papa polonês, aparece uniformizado e segurando um fuzil em julho de 1939.
Naquele mês, Wojtyla participou da construção de uma base e do treinamento militar para estudantes poloneses e ucranianos promovido por uma universidade de Ozomla.
Aos 19 anos, Wojtyla era membro da Legião Acadêmica e estudava na Universidade de Jagiellon, em Cracóvia (Polônia).
O treinamento ocorreu dois meses antes da invasão e ocupação da Polônia pela Alemanha, em 1º de setembro, que daria início à Segunda Guerra Mundial (1939-1945).
De acordo com a biografia do pontífice, cujo pai foi tenente do Exército polonês, ele não chegou a prestar serviço militar, pois a condição de estudante o desobrigava de entrar para as Forças Armadas.
As fotos publicadas no diário milanês foram tiradas por Adam Gatty-Kostyal, um companheiro dos tempos de legião estudantil.

Com agências internacionais


Texto Anterior: Religião: Ortodoxo russo ataca ida do papa à Ucrânia
Próximo Texto: Argentina: De la Rúa usa TV para mostrar que trabalha
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.