São Paulo, segunda-feira, 22 de julho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Projetos para área do WTC são criticados

DA REDAÇÃO

Os responsáveis por reocupar a área de 64 mil metros quadrados onde ficavam as torres gêmeas do World Trade Center decidiram estender o prazo para selecionar um dos projetos arquitetônicos pré-aprovados após todos eles receberem duras críticas por parte da população, de arquitetos e até mesmo do prefeito de Nova York, Michael Bloomberg.
"O objetivo é fazer a coisa direito", disse ontem Matthew Higgins, porta-voz da Lower Manhattan Development Corp. "Temos de avaliar como refletir de uma forma melhor o que as pessoas esperam ver em Manhattan."
A maioria das 4.000 pessoas que foram a uma reunião em Nova York anteontem expressaram insatisfação com os seis projetos divulgados na semana passada.
"Vamos acabar tendo algo muito medíocre", disse Pryia Matthew, que estava no encontro, convocado pela prefeitura para saber a opinião de familiares das vítimas dos atentados de 11 de setembro e líderes das comunidades nova-iorquinas sobre as propostas.
Seus comentários ecoam opiniões de críticos de arquitetura publicadas na semana passada na imprensa americana.
"É como pegar o horizonte de algum burgo qualquer americano e espetá-lo em um dos locais de maior importância simbólica de nossa época", escreveu o crítico de arquitetura do jornal "The Washington Post", Benjamin Forgey.
Bloomberg criticou os projetos por nenhum deles incluir prédios de apartamentos.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Big Brother: Cidadãos espiarão para o governo americano
Próximo Texto: Erros em ações aéreas dos EUA já mataram centenas no Afeganistão
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.