São Paulo, quinta-feira, 22 de julho de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Vídeo flagra falha de segurança no dia dos atentados

DA ASSOCIATED PRESS

Um vídeo do sistema de segurança do Aeroporto Internacional de Dulles (Washington) divulgado ontem mostra quatro seqüestradores de um dos aviões usados nos ataques de 11 de setembro de 2001.
Na gravação, os seguranças pedem a eles que sejam submetidos a novas revistas depois que o alarme do detector de metais dispara. Os quatro acabaram sendo liberados e embarcaram no vôo 77 da American Airlines, que pouco depois foi jogado sobre o Pentágono.
No vídeo, Nawaf al Hazmi tem a sua bagagem examinada por um segurança em busca de explosivos. Ele e seu irmão, Salem, tiveram permissão para embarcar.
Outros dois seqüestradores, Khalid al Mihdhar e Majed Moqed, vestindo roupas ocidentais discretas, são mostrados na gravação no momento em que disparam o alarme do detector de metais. Eles também obtiveram permissão para prosseguir. Somente Hani Hanjour, que é apontado como o seqüestrador que assumiu o comando do avião, não disparou o alarme antes de embarcar.
As imagens têm pouca qualidade e não permitem a identificação de facas ou outros objetos pontiagudos.
No entanto os investigadores da comissão parlamentar que analisa as falhas de segurança cometidas no dia do ataque disseram que os terroristas deviam estar carregando facas pequenas no corpo ou em suas bagagens -antes do atentado, não havia restrição a seu porte.
O vídeo foi divulgado pelo escritório de advocacia que representa familiares de algumas das vítimas do ataque.


Texto Anterior: Para comissão, 11/9 era evitável, diz jornal
Próximo Texto: Culpa é da burocracia, diz analista
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.