São Paulo, sexta-feira, 22 de novembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Suspeito de preparar ataque em Bali é detido

DA REDAÇÃO

Imam Samudra, 35, o principal suspeito de orquestrar os ataques do mês passado em Bali, que mataram quase 200 pessoas, foi preso ontem na Indonésia. Samudra foi detido depois que dois outros homens, Rauf e Yadi -que, segundo a polícia, eram seus guarda-costas-, foram presos.
O chefe da polícia nacional, Da'i Bachtiar, disse que ele foi pego ontem às 17h30 (6h30 em Brasília) a caminho de Sumatra. "Ele não ofereceu resistência e não estava armado."
Mais de 180 pessoas, a maioria turistas ocidentais, morreram nos atentados, que destruíram uma casa noturna na ilha indonésia em 12 de outubro.
Algumas autoridades acusaram a rede terrorista Al Qaeda e o grupo extremista Jemaah Islamiah pelos ataques, mas a polícia disse que era cedo demais para estabelecer um elo entre os grupos e os atentados.
Samudra foi preso no porto de Merak, na Província de Banten, a cerca de 100 km de Jacarta. Bachtiar disse que ele foi pego dentro de um ônibus esperando para embarcar em uma balsa com destino à ilha vizinha de Sumatra.
No último domingo, a polícia havia identificado Samudra, um engenheiro conhecido por vários nomes diferentes, como o principal planejador dos ataques em Bali. Segundo parentes, seu nome verdadeiro é Abdul Azis.
A polícia não disse se ele agiu sob ordens de alguém, mas afirmou que ele aprendeu a fabricar bombas em visitas ao Afeganistão. Ele também era procurado em conexão com uma série de ataques na véspera do Natal de 2000 a várias igrejas na Indonésia.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Guerra sem limites: EUA anunciam prisão de líder da Al Qaeda
Próximo Texto: Venezuela: Oposição a Chávez convoca greve geral para o dia 2
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.