UOL


São Paulo, sábado, 22 de novembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

VISITA DE ESTADO

"Happy hour" teve custo de R$ 5 mi

Após a tensão de Londres, Bush "relaxa" no pub preferido de Blair

DA REDAÇÃO

Em passeio que custou o equivalente a R$ 5 milhões só em segurança, segundo a polícia britânica, o premiê do Reino Unido, Tony Blair, levou George W. Bush para conhecer seu pub favorito, o Dow Cow Inn, em Sedgefield, ontem. Lá, o presidente americano tomou cerveja sem álcool e petiscou peixe frito.
A idéia do governo britânico era que Bush passasse tranquilamente as últimas horas de sua visita de três dias ao Reino Unido e visse um pouco de vida "autêntica" após sua passagem por Londres, marcada pelo rígido cerimonial, pelos protestos e pela repercussão dos atentados terroristas contra alvos britânicos em Istambul.
O que se viu em Sedgefield, no entanto, foi o que a manifestante Jane Harmason, 37, descreveu como "outra oportunidade para imagens cuidadosamente coreografadas destinadas às redes de TV americanas".
Para a viagem "típica" ao interior, foram mobilizados 1.300 policiais, para uma comunidade onde vivem 3.000 pessoas. Havia 300 manifestantes no local.
Depois do pub, a comitiva visitou uma escola de ensino médio, onde Bush respondeu a algumas perguntas de jornalistas.
Após agradecer efusivamente a Blair pela visita, o presidente disse: "É realmente muito agradável estar aqui. Os alunos aqui nos lembram de nossa responsabilidade de proteger as pessoas e criar as condições para a paz. Espero ansioso pelos telefonemas semanais que recebemos pedindo para ficarmos na ofensiva".
"O povo do Reino Unido tem coragem, força, determinação e está disposto a enfrentar um desafio. E nós estamos sendo desafiados. Estamos sendo desafiados por assassinos frios. E vamos vencer", disse Bush.


Com "The Independent" e agências internacionais

Texto Anterior: Iraque ocupado: Rebeldes atacam com carroças em Bagdá
Próximo Texto: Guerra sem limites: Turquia prende suspeitos de atentados
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.