UOL


São Paulo, quinta-feira, 23 de janeiro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MULTIMÍDIA

The Washington Post

Bush tem razão ao apressar a guerra

O jornal apoiou ontem, em editorial, a disposição manifestada pelo presidente dos EUA, George W. Bush, de atacar o Iraque mesmo à revelia do Conselho de Segurança da ONU. Para o diário, "essa foi a mensagem correta a se dar". O Iraque, segundo o "Post", não cumpriu o determinado nas resoluções da ONU.
"A declaração submetida ao Conselho de Segurança é falsa, e as provas estão aparecendo, como a descoberta de ogivas e a importação ilegal de partes de mísseis", declarou o jornal.
"A França e a Alemanha preferem o caminho mais longo, pois acreditam que a guerra venha a aumentar o terrorismo e a desestabilizar o Oriente Médio e que o ideal seja manter as inspeções. É verdade que esses riscos existem, mas essa estratégia já foi tentada antes", disse o jornal.
Para o "Post", o ideal é que os EUA atuem com o respaldo do Conselho de Segurança. "Mas [Washington" pode, se necessário, ser bem-sucedido sem ele."


Texto Anterior: Na ONU, EUA enfrentam resistência entre aliados
Próximo Texto: The New York Times: Atacar agora seria um erro de Bush
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.