UOL


São Paulo, quinta-feira, 23 de janeiro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MULTIMÍDIA

The New York Times

Atacar agora seria um erro de Bush

Apesar de o processo de inspeções ainda estar incompleto, o presidente dos EUA, George W. Bush, parece estar impaciente, querendo partir logo para a guerra, afirma o jornal de Nova York.
"Isso seria uma erro", acrescenta o diário em editorial. "O melhor seria ouvir os apelos de outros membros do Conselho de Segurança da ONU, como a França, a Rússia e a China, e dar mais tempo para os inspetores de armas terminarem o trabalho."
Segundo o "Times", além da perda de vidas iraquianas e americanas, há o risco de instabilidade no Oriente Médio, com ameaças às reservas internacionais de petróleo e à segurança de Israel.
"Não há nada indicando que o Iraque ofereça um risco iminente", declarou o jornal.
Para o "New York Times", "com os riscos existentes em uma ação militar e a crescente oposição pública à ofensiva dentro e fora dos EUA e sem o apoio do Conselho de Segurança, Bush não deveria ter pressa em atacar".


Texto Anterior: Multimídia - The Washington Post: Bush tem razão ao apressar a guerra
Próximo Texto: Forças americanas estão prontas, diz comandante
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.