UOL


São Paulo, terça-feira, 23 de setembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Bremer não vê Iraque pronto para ter governo local soberano

DA REDAÇÃO

O chefe da Autoridade Provisória da Coalizão, o diplomata americano Paul Bremer, disse ontem, em Washington, não acreditar que o Iraque já esteja pronto para ter um governo local soberano, mas salientou que isso poderá ocorrer logo depois da concepção e da adoção de uma Constituição e da realização de eleições.
"Não estamos nos arrastando. Estaremos prontos para partir assim que houver um governo iraquiano legítimo e soberano em Bagdá", afirmou Bremer durante o programa matutino "Early Show", da rede de TV CBS.
Bremer conversou com congressistas e explicou a situação atual da reconstrução iraquiana. Ele afirmou que os US$ 87 bilhões pedidos por George W. Bush ao Congresso -para pagar as operações dos EUA no Iraque- são "muito dinheiro, mas um dinheiro absolutamente necessário".
"Fizemos uma análise aprofundada sobre nossas necessidades no Iraque e pensamos que esse dinheiro colocará o país no caminho da paz e da estabilidade", declarou Bremer.
Bremer disse aos senadores que o Iraque poderá tornar-se um lugar seguro para terroristas se os EUA não levarem a cabo seu plano de reconstrução do país. "Se não conseguem encontrar Estados que pensam como eles, os terroristas acabam se propagando em ambientes caóticos e desprovidos de um governo eficaz."
A presença de Bremer no Senado americano deu início a uma semana de pressões pela aprovação do pacote de US$ 87 bilhões pedido pela administração de Bush.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Chirac descarta vetar nova resolução
Próximo Texto: Oriente Médio: Israel e Hizbollah negociam acordo
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.