UOL


São Paulo, terça-feira, 23 de setembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Encontro entre Lula e Bush ainda é incerto

DO ENVIADO ESPECIAL

No momento em que o Brasil aumenta a agressividade de sua política externa em relação aos EUA, o governo enfrenta dificuldade para marcar um encontro bilateral entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e seu colega norte-americano, George W. Bush.
"Está em processo. Está em processo", disse ontem o embaixador do Brasil na ONU, Ronaldo Sardenberg, respondendo de modo apressado à indagação sobre uma reunião separada entre Lula e Bush.
Na semana passada, havia expectativa no governo de um encontro entre Lula e Bush. Sardenberg confirmou as tratativas. No final da tarde, o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, disse que "não havia nada marcado", mas que talvez os dois tivessem uma conversa num almoço hoje com diversos chefes de Estado.
A ação do G-23, grupo de países em desenvolvimento liderados pelo Brasil, na reunião interministerial da OMC (Organização Mundial do Comércio), foi um marco da política agressiva brasileira em relação aos países ricos e aos EUA em particular. No encontro, realizado em Cancún (México), a ação do G-23 contribuiu para o fracasso das negociações. Amorim trocou farpas com autoridades da União Européia e dos EUA. (KA)


Texto Anterior: Diplomacia: Lula faz crítica à ação antiterror dos EUA
Próximo Texto: Presidente se contradiz sobre bases do terror
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.