São Paulo, sexta-feira, 23 de novembro de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cruz Vermelha acha 400 corpos em Mazar-e-Sharif

DA REDAÇÃO

Integrantes da entidade humanitária Cruz Vermelha Internacional descobriram entre 400 e 600 corpos em Mazar-e-Sharif, cidade no norte afegão conquistada pela Aliança do Norte.
Olivier Durr, responsável da Cruz Vermelha pelas operações da entidade na Ásia Central, não soube informar em quais circunstâncias teriam ocorrido as mortes.
Segundo versões, as mortes podem ter acontecido logo após a Aliança do Norte ter tomado Mazar-e-Sharif das mãos do Taleban, há mais de dez dias.
"Ainda não é possível dizer se essas pessoas foram executadas ou mortas em combates", disse o responsável da Cruz Vermelha.
Testemunhas da queda de Mazar-e-Sharif afirmam que a Aliança do Norte comandou um massacre de integrantes do Taleban quando entrou na cidade.
Temendo novas mortes, o diretor da Cruz Vermelha Internacional Jakob Kallemberger disse estar muito preocupado com o conflito em Cunduz, cidade onde a situação ainda está indefinida e há relatos de que massacres estariam ocorrendo.
"Nossos temores já foram expressados à Aliança do Norte e aos EUA", afirmou Kallemberger.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Fome: ONGs querem tropas para proteger ajuda
Próximo Texto: Países prendem 360 suspeitos, afirma "Post"
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.