São Paulo, terça-feira, 23 de dezembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ÁFRICA

ONU estende em um ano sua missão de paz no Congo

DA REDAÇÃO

O Conselho de Segurança da ONU decidiu ontem estender em um ano, até 31 de dezembro de 2009, o mandato de sua Missão de Paz (Monuc) na República Democrática do Congo, em uma tentativa de amenizar o conflito que já deixou cerca de 250 mil refugiados desde agosto. A prioridade da Monuc será o leste do país, rico em minérios e dominado pelos rebeldes tutsis do general renegado Laurent Nkunda.
Cada vez mais militarizada, a região é disputada pelos rebeldes tutsis, por milícias hutus remanescentes do genocídio na vizinha Ruanda, que ainda tem influência no conflito congolês, pelo governo e por paramilitares.
Apesar de manter no país sua maior missão -com 19.815 militares, 760 observadores e 1.441 policiais-, a ONU ainda não conseguiu conter o avanço da violência nem intermediar as conversas entre Nkunda e o governo em Kinshasa.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Hamas dá um dia de trégua por negociação
Próximo Texto: Uribe rechaça mediação estrangeira em resgate
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.