São Paulo, domingo, 24 de janeiro de 1999

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MÉXICO
João Paulo 2º pede menos ganância e mais respeito ao homem
Papa anuncia diretrizes da Igreja Católica para o próximo milênio

das agências internacionais

Dez mil fiéis e centenas de bispos de diversos países acompanharam ontem, em missa realizada na basílica de Guadalupe, na Cidade do México, o anúncio das diretrizes da Igreja Católica para o próximo milênio pelo papa João Paulo 2º.
O documento ataca duramente o neoliberalismo, chamado de "sistema que considera a ganância e as leis do mercado como parâmetros absolutos em detrimento da dignidade e do respeito aos homens".
Denominado "Exortação Apostólica Pós-Sinodal", o documento de mais de 30 páginas acrescenta que "não há democracia verdadeira e estável sem justiça social", além de pedir maior empenho dos fiéis para reverter essa situação.
João Paulo 2º, que chegou à Cidade do México anteontem, foi recebido no mesmo dia pelo presidente mexicano, Ernesto Zedillo.
A visita, a quarta do papa ao país, deverá terminar na terça-feira, com sua partida para a cidade norte-americana de St Louis.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.