UOL


São Paulo, segunda-feira, 24 de fevereiro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Bagdá estuda "seriamente" destruir mísseis

DA REUTERS

O Iraque disse ontem que estava estudando seriamente a ordem do chefe de inspetores da ONU, o sueco Hans Blix, para que destrua, a partir de 1º de março, seus mísseis Al Samoud 2. O país fez um teste do míssil ontem para tentar mostrar aos inspetores que ele não violaria determinações da ONU.
"Estamos estudando a carta de Blix sobre a destruição dos mísseis profunda e seriamente", disse o general Husam Mohammad Amin, chefe do monitoramento de armas.
"Esperamos que o assunto seja resolvido por meio de acordo e cooperação e sem a interferência dos americanos e dos britânicos", disse Amin.
Blix afirmou em sua carta que os mísseis ultrapassam o limite de alcance de 150 km estabelecido pela ONU em 1991.
Bagdá afirma que o Al Samoud 2 foi projetado para respeitar o limite.
Analistas vêem a questão como teste fundamental das intenções de Bagdá em colaborar totalmente com a ONU. Os mísseis fazem parte do sistema de defesa iraquiano para conter um possível ataque militar liderado pelos EUA.

Texto Anterior: Iraque na mira: Chegou o "momento de agir", diz Powell
Próximo Texto: Escudo humano admite ingenuidade
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.