São Paulo, Quinta-feira, 24 de Junho de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

NACIONALISMO HINDU
Conheça a organização

da Redação

A organização Rashtriya Swayamsevak Sangh (RSS, Associação de Voluntários Nacionais), fundada há mais de 70 anos, se descreve como a "fonte do renascimento nacional" na Índia.
Em seu site na Internet (http://www.rss.org), a RSS pede que os hindus "dediquem a vida inteira" para mudar o destino da Índia.
"Nossa história nos diz que houve uma época em que nosso país era livre e próspero, atingindo elevados patamares em todos os aspectos da vida", declara o site.
A RSS defende a "pureza" hindu e tenta forjar uma união popular identificando e estigmatizando "inimigos nacionais", principalmente muçulmanos, que formam cerca de 13,5% da população. Ativistas da RSS também intimidam missionários cristãos e convertidos.
Madhav Gowalkar, um dos criadores da RSS, disse que "o orgulho nacional, em sua plenitude, foi exibido" na Alemanha nazista. "A Alemanha demonstrou como é impossível que raças e culturas diferentes se assimilem", afirmou. Para Gowalkar, as pessoas que não professam a religião hindu (predominante na Índia) "devem ficar no país sem reivindicar nada, nem mesmo os direitos de cidadão".
Diversos membros do partido nacionalista Bharatiya Janata (BJP), que lidera o governo, fazem parte da RSS.



Texto Anterior: Crise na Caxemira: Grupo defende ataque nuclear ao Paquistão
Próximo Texto: Intoxicação: Bélgica libera produção e venda de Coca-Cola
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.