UOL


São Paulo, quinta-feira, 24 de julho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EUA

Congresso veta plano de aumento do poder da mídia

DE WASHINGTON

O Congresso americano derrubou ontem a proposta da FCC (sigla em inglês para comissão federal de comunicação) que prevê a expansão do poder de grupos de comunicação nos EUA por meio de fusões e aquisições.
A proposta da FCC, cujo principal ponto é permitir que redes de TV ampliem de 35% para 45% o total de sua audiência no país, foi derrubada por 400 votos a 21 entre os deputados. Há pouco mais de um mês, o Senado também havia votado contra as mudanças propostas pela comissão.
Os congressistas dizem que a concentração da mídia nos EUA poderá eliminar um grande número de emissoras especializadas na produção de noticiário local, em pequenas e médias cidades.
Ontem, o presidente da FCC, Michael Powell, votou a defender a proposta de concentração da mídia nos EUA. E alguns republicanos acenaram com a possibilidade de o presidente George W. Bush vetar as duas decisões tomadas pelo Congresso.
Caso isso ocorra, os congressistas vão precisar de dois terços dos votos nas duas Casas para derrubar o veto presidencial.


Texto Anterior: África: ONU anuncia o envio de força de paz à Libéria
Próximo Texto: Igreja: Relatório da Justiça diz que 800 sofreram abuso sexual em Boston
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.