São Paulo, quarta-feira, 24 de novembro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Eleitor votou 40 vezes, afirma observador

DA FRANCE PRESSE

O deputado holandês Thijs Berman, observador-chefe da eleição presidencial na Ucrânia pelo Parlamento Europeu, listou ontem uma série de casos de fraude registrados na eleição.
"Todos os observadores constataram as fraudes e são unânimes: a Europa, a OSCE [Organização para Segurança e Cooperação na Europa] e a assembléia da Otan [aliança militar ocidental]", disse.
Segundo Berman, eleitores receberam número ilimitado de cédulas, podendo votar em várias zonas eleitorais. "Há casos de eleitores que votaram 40 vezes." Para facilitar, veículos do governo transportaram eleitores para que votassem no maior número possível de zonas.
Berman afirmou ainda que cerca de 5% dos eleitores foram incluídos nas listas eleitorais no dia da votação. "Isso não se pode controlar porque não há registros confiáveis de votantes na Ucrânia." Segundo ele, o governo se negou a divulgar o número de cédulas em circulação.
Berman citou também o caso de Donetsk (leste), reduto de Viktor Yanukovich, onde 96% da população compareceu às urnas e quase 100% votaram no premiê.


Texto Anterior: Oposicionista se diz vitorioso na Ucrânia
Próximo Texto: Análise: População e capacidade de mobilização serão decisivas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.